Camper - Um Mito ou Realidade
 
    Ao longo destes anos todos de campismo, eu André Pereira já tive a oportunidade de acampar de barraca, carreta barraca e trailer, sempre viajando com eles, recentemente troquei o meu trailer em um Camper da Larturist junto com uma F1000. O Camper é na verdade um motor-home onde podemos a qualquer momento tirar a parte da casa décima da caminhonete, assim não necessitando de levar outro carro ou moto para eventuais passeios, na parte externa do Camper existem 4 macacos hidráulicos que usamos para retirar o Camper da caminhonete, com duas pessoas leva-se 30 minutos para tirar ou colocar na caminhonete. Outra vantagem do Camper é pelo fato de ser um equipamento pequeno se tornando bem ágil na estrada e até mesmo dentro da cidade, em ruas estreitas e em estacionamentos, O Camper tem o peso de 750kg e minha caminhonete tem motor a diesel, direção hidráulica e ar-condicionado consumindo em media 8km/l com o ar-condicionado ligado, podendo atingir uma velocidade de 100km/h com segurança. O Camper não é tão pequeno assim, fazendo uma comparação com um trailer, ele tem o mesmo tamanho interno de um Karmann Ghia KC380. Um Camper esta custando entre R$9.000,00 a R$13.000,00, podendo chegar a R$18.000,00 se for com porta lateral, este valor não inclui a caminhonete
    Ao longo de algumas viagens com o Camper tenho ouvido muitas historias erradas sobre o Camper, alguns falam que o Camper não emplaca, que é proibido viajar nas estradas e até mesmo alguns revendedores de trailer insistem em dizer que o Camper é uma furada comprar, para isso resolvi escrever este texto com o objetivo de esclarecer a situação atual do Camper.
    O Detran de SP em 1981 autorizou a Larturist na fabricação do Camper, uma espécie de baú encima da caminhonete, assim foram fabricados 1.000 unidades, sendo que em 1997 com a nova lei de transito, o Camper passou a infringir 2 leis, excesso de carga e descaracterização do veiculo, pois o Camper é mais largo que a carroceria do carro nas laterais e na traseira, e no documento da caminhonete não leva o nome motor-casa, o problema toda é que os guardas de transito não sabem da existência desta autorização, que não tem data de validade, onde todo proprietário de Camper tem uma copia, e assim temos que explicar ao guarda sobre esta autorização, que temos também o direito adquirido da época pois a lei não foi inventada para prejudicar as pessoas e sim para ajudar, mostre ao guarda a plaqueta de fabricação da Larturist com o numero o IPT. No intuito de aumentar o seu convencimento perante ao guarda, sugiro que leve o seu Camper a um posto avançado do INMETRO e peça um laudo da Resolução 12 do Contran encima do seu Camper+caminhonete, esta resolução determina e regulamenta as medidas máximas de uma carroceria montada encima do seu veiculo, o Camper+caminhonete esta dentro das normas da Resolução 12 do Contran, para completar a adequação do Camper dentro da lei, instalei um para-choque na traseira do Camper.
    O Camper não precisa licenciar e leva na traseira a placa da caminhonete, algumas pessoas, insistem em dizer que o Camper não emplaca pelo detran, mais isso não é verdade, quando você for levar a sua caminhonete para o detran licenciar, você não irá levar o Camper junto, leve somente a caminhonete, para o detran só pode ser licenciado veículos que possuem no mínimo um eixo e rodas, o Camper é simplesmente um baú, não tem eixo e rodas e assim não necessitando de ser registrado e licenciado do Detran.
    Com estas dicas tenho certeza que a viagem com o Camper será garantida, sempre tendo na ponta da língua todos estes argumentos para o esclarecimento perante ao policial nas estradas, na realidade na maioria das vezes que fui parado só me pediram o documento da caminhonete e sempre me perguntam se estou transportando alguma carga ou passageira, para o policial que não conhece o Camper é simplesmente um mero baú de carga.
 
Ficha técnica, saiba todos os detalhes para adequar a sua caminhonete com o Camper.
 
- As caminhonetes que podem ser usadas com o Camper são: F350, F250, F1000, D20, Silverado e D10.
- O Camper pesa 750kg e para o maior conforto e estabilidade deve-se adicional um ou dois feixes de molas na suspensão traseira e levantar um pouco a traseira da caminhonete pois ao colocar o Camper encima, o conjunto ficará todo nivelado.
- O Camper é fixado por duas amarras de cada lado da caçamba e é preso na própria caçamba da caminhonete e no Camper.
- Deve-se instalar uma tomada na parte traseira da caminhonete para que possa sinalizar as lanternas, setas e luz de freio na parte do Camper
- Em viagens sempre use a calibragem dos pneus especificadas no manual do carro com carga máxima, eu uso 10 libras a mais.
- Em uma F1000 ano 1986 motor MWM 229 não turbo, o consumo com o Ar-condicionado ligado foi de 8km/l e sem o Camper 10km/l, a velocidade media de viagem é de 80km a 100km com segurança, pode chegar até 120km em pistas de mão duplas ( Via Dutra ).
- Em curvas mais fechadas ( Rio-Santos ) deve se reduzir para 60km a 70km, devido a altura do Camper acima de 70km a caminhonete não lhe permite realizar curvas com segurança.
- A carteira de habilitação para este equipamento é a letra B.
    Fico a disposição para qualquer duvida pelo telefone 21-8141-4808 ou 021-3005-3664 ou pelo meu site: www.transtrailer.com.br

Rio de Janeiro, 05 de Maio de 2006.

Ass. André Pereira da Silva